cuidado!

Cresce intoxicação por produtos de limpeza, e Anvisa alerta sobre riscos

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcello Casal (Agência Brasil)
Anvisa faz associação temporal entre o aumento dos casos de intoxicação e o incentivo à higienização para prevenir o Covid-19

A fim de reduzir os riscos à saúde causados pelo aumento da exposição tóxica por produtos de limpeza no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota técnica, baseada nos dados dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), que alerta a população sobre o crescimento dos casos de intoxicação. "Para se ter uma ideia do crescimento dos casos de intoxicação, de janeiro a abril deste ano os CIATox receberam 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018", informa a Anvisa.

LEIA MAIS:
Brasil registra mais 24 mil casos de Covid-19
Barreiras sanitárias começam nesta segunda-feira em Cruz Alta
Nova etapa da vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

De acordo com o órgão, embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos.

O documento orienta também sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, ou seja, os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção.

CRIANÇAS
No que se refere às crianças, foram registrados 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e 2018, respectivamente. De acordo com a Agência, os números mostram que os acidentes domésticos envolvendo exposição tóxica a substâncias químicas são mais frequentes com o público infantil e, portanto, há necessidade de dispensar mais cuidados às crianças. 

CUIDADOS

  1. Mantenha os produtos de limpeza fora do alcance de crianças e animais. Esses produtos podem atrair a atenção principalmente de crianças pequenas, entre 1 e 5 anos de idade.
  2. Evite o armazenamento desses produtos em recipientes diferentes e não etiquetados.
  3. Supervisione as crianças, não permitindo que elas acessem os ambientes onde esses produtos são guardados. 
  4. Não deixe detergentes e produtos de limpeza em geral embaixo da pia ou no chão dos banheiros. 
  5. Leia e siga as instruções descritas no rótulo de cada produto. 
  6. Evite a mistura de produtos químicos. 
  7. Garanta a ventilação quando for manusear um desses produtos destinados à limpeza, higienização e desinfecção. 
  8. Inutilize as embalagens vazias. Isso porque elas sempre ficam com resíduos, ou seja, restos dos produtos. Jogue fora as embalagens vazias, preferencialmente valendo-se do sistema de coleta seletiva, de modo a separá-las do lixo orgânico. 
  9. Em caso de emergências toxicológicas, não provoque vômito. Tenha em mãos o número do Centro de Informação e Assistência Toxicológica, o CIATox: 0800-722-6001

Veja a nota técnica na íntegra aqui

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quarta etapa da vacinação da gripe começa com movimento tranquilo em Santa Maria

Próximo

Semana começa com calor e tempo seco, mas encerra com frio e chuva

Geral